Taekwondo (em coreano: 태권도; ) , também escrito tae kwon do , taekwon-do ou TKD, pronuncia: Tae quondo, é uma arte marcial que originou um esporte de combate.
- “Tae” (Pé)
- “Kwon” (mão)
- “Do” (espirito/caminho).
Em sentido global, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de chutes voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia, o taekwondo tornou-se olímpico, e, em muitas academias, pratica-se o taekwondo olímpico. Basicamente um esporte de chutes com muita explosão. Mais precisamente 30% de socos e 70% de chutes. Nos Estados Unidos, país onde o Karate era a arte marcial predominante nos anos 1980 e 1990, o taekwondo foi, por muito tempo, “erroneamente” chamado de “Karate Coreano”. As artes marciais coreanas vêm se desenvolvendo ao longo dos anos, mostrando que a Ásia não se limita apenas ao Japão ou à China. O taekwondo é bem mais que medalhas, títulos ou promoções dadas aos vencedores de “competições” por aí afora. O taekwondo é a capacidade de vencer uma dificuldade pessoal, é desenvolver outras áreas da vida pessoal por meio da ética empregada no treinamento do taekwondo.
Hoje em dia, é um esporte difundido em todos os continentes. Nos Jogos Olímpicos de 1988, teve seu “batismo de fogo”, quando foi um esporte de exibição. Em 1993, o esporte foi adicionado ao programa olímpico oficial, integrando o programa a partir dos Jogos Olímpicos de 2000.
Em campeonatos de lutas, os atletas deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital, pernas, braços e mãos. A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.
Esporte Olímpico (World Taekwondo Federation)
De forma a tornar o esportes mais competitivo e diminuir o número de discussões houve necessidade de adaptar o esporte à era moderna e criou-se um sistema eletrônico de pontos, que detecta o chute por contato e pressão nas áreas pontuáveis: colete e capacete. Os combates oficias realizam-se em àreas de 8m x 8m, em três rounds de dois minutos com um minuto de pausa entre eles. Em caso de empate no final do 3º round, realiza-se um 4º round de dois minutos de morte súbita.
Sistema de Pontos (a partir de 1 de Janeiro de 2015)
- 1 ponto por ataque válido ao colete com o pé ou o punho;
- 3 pontos por ataque válido rotativo ao colete com o pé;
- 3 pontos por ataque válido à cabeça com o pé;
- 4 pontos por ataque válido rotativo à cabeça com o pé;
- 1 ponto por cada dois Kyung-gos ou um Gam-jeom cometidas pelo adversário.
Sendo que os pontos rotativos têm de ser confirmados pelos Árbitros de canto. Para além do sistema de eletrônico, nos últimos jogos olímpicos também foi introduzido o sistema de visualização de IVR (Instant Video Replay), que pode ser pedido pelo treinador que acompanha o atleta para confirmar pontos ou outras ocorrências, sendo que no caso de a mesa não confirmar o pedido do treinador, este deixa de poder voltar a pedir o IVR
Condições de vitória
- Por Knock-Out (KO);
- O Árbitro para o combate (RSC);
- Resultado final (PTF);
- Margem de pontos (PTG): no final do segundo round ou a qualquer altura no round final;
- Morte Súbita (SDP);
- Superioridade (SUP);
- Desistência (WDR)
- Desqualificação (DSQ);
- Decisão punitiva do Árbitro central (PUN).
Categorias de Peso Olímpico
Para homens: Abaixo dos 58 kg / Abaixo dos 68 kg / Abaixo dos 80 kg / Acima dos 80 kg;
Para mulheres: Abaixo dos 49 kg/ Abaixo dos 57 kg / Abaixo dos 67 kg / Acima dos 67 kg.