Conhecimento sempre é bom!!! 合気道
#Kamiza – É um termo na língua japonesa que se refere ao “assento importante” dentro de uma habitação, ou seja, o lugar de honra; o antônimo, que significa “assento de fundo”, é Shimoza (下座). Em uma sala, o kamiza é a sede ou posição que é mais confortável, normalmente mais afastada da porta – porque geralmente era mais quente, e era mais seguro contra ataques por volta do período feudal.
No #Aikido, Kamizá – literalmente, local onde reside um KAMI; o local que reúne os símbolos importantes para o Aikido (imagem dos fundadores do Aikido e o kanji).
No #dojo (salas de treinamenos) de muitas artes marciais japonesas , o kamiza é a localização de um pequeno santuário de Shintoísmo que é chamado de kamidana. A frente do #Dojo também pode simplesmente ser chamado (正面 “frente” shomen) ou o shinza.
O Kamizá é o coração do dojô. É diante do coração do dojô que nos transformamos, reformamos, adotados uma atitude pacifista no lugar de uma atitude grosseira, bruta e violenta. Ser pacifista não é permitir que o outro nos agrida, mas converter a energia de agressão em energia de construção. São os ataques que nos fazer crescer, nos fazem sair do lugar cômodo… O ataque é sempre destruidor, mas quando observamos ele como chance de crescimento, ele se transforma em alavanca para a construção de uma vida sólida e um caráter forte.
Parece que há alguma confusão entre as denominações Kamiza e #Kamidana que, às vezes,são utilizadas indistintamente mas que designam elementos, embora relacionados, totalmente diferentes.
O kamiza ou shomem é o lado principal da área de treinamento de um dojo e pode conter, entre outros elementos, um #kamidana, a foto do fundador e uma caligrafia emoldurada. Alguns dojos costumam colocar também flores um conjunto de armas do sensei ou ainda fotografias que ilustrem sua linhagem de treinamento, desde seu mestre imediato até o doshu ou fundador do seu estilo de aikido.
Segundo o site Japão Tradicional, a expressão kamidana quer dizer literalmente a base onde fica o Kami (divindade) e deve conter apenas os pertences relacionados ao altar, como um shinden,que significa “a casa do Kami” e é uma pequena réplica de templo budista/shintoísta.
Existe uma pequena polêmica de ter ou não um Kamizá e/ou um Kamidana em um dojo, pois é colocado a as seguntes questões contra:
– por ser uma cultura Japonesa…
– por não ser um templo shintoista
– por acharem que é necessario se converter ao shintoismo para praticar o Aikido, já que fazemos uma reverencia voltado para o Kamizá;
Eu prefiro acreditar que isso é uma tradição, já que o Aikido é uma das artes marciais que se mantém toda sua tradição e que como a maioria das artes marciais esta ligada a uma religião, tem forma estruturada, técnicas elaboradas e é voltada ao aprimoramento próprio física mentalmente.
No entanto podemos apenas aceitar que curvar-se em frente ao Kamiza é para mostrar respeito pelo O’Sensei e para a criação de Aikido, além disso, serve também para entendermos que estamos todos no mesmo nível, aprender que devemos sim nos curvar em certos momentos da nossas vidas e na vida maior é #Deus!
Conteúdo cedido por:
André Lima
Instrutor de #Aikido – #Santosaikikai
https://www.facebook.com/andre.lima.3367174