Aikido (em japonês: 合気道, aikidō) é uma arte marcial japonesa desenvolvida pelo mestre Mohirei Ueshiba(1883-1969), aproximadamente entre os anos de 1930 e 1960, como resultado de seus estudos marciais, filosofia e crenças religiosas. O aikido é, frequentemente, traduzido como “o caminho da unificação (com) da energia da vida”, ou “o caminho do espírito harmonioso”. O objetivo de Ueshiba era criar uma arte em que os seus praticantes pudessem defender-se a si próprios a partir do ataque adversário. O conceito central desta arte marcial gira em torno do uso pragmático da energia num combate, no controlo desse fluxo. Os praticantes desta arte respeitosamente chamam seu criador de O-Sensei (“Grande Mestre”), ou “fundador”.
O aikido é praticado através da combinação de movimentos redirecionando a força adversária, ao invés de combatê-la diretamente. Isto requer uma reduzida força física, uma vez que o aikidoista (praticante de aikido) conduz o impulso do atacante dando entrada ao ataque a partir da transformação dos movimentos rivais. As técnicas são complementadas com várias torções e projeções.
Ueshiba concebeu o Aikido a partir da sua experiência com artes marciais, mas, principalmente, baseando-se no estilo da escola DAITO-RYU AIKI-JUJUTSU, com sensei Sokaku Takeda, ao qual incorporou técnicas do Kenjutsu(técnica da espada) e do Jojutsu(técnica do bastão curto). Em 1920, o aikido divergiu desse estilo, em parte devido ao envolvimento de Ueshiba com a religião Omoro-kyu.
A despeito da origem guerreira, sua característica principal reside no modo preciso em não se opor ao adversário, mas, antes de mais, envolvê-lo e utilizar de sua própria agressividade e energia. E, conforme o nome da arte sugere, toda sua prática está intimamente relacionada ao conceito de KI, uma energia natural que flui no corpo humano. O Aikido extrapola e faz do controle/harmonização do ki a sua mola mestra. Outro importante atributo desta arte é seu apego ao desenvolvimento espiritual.
Após várias décadas, a unidade da arte marcial manteve-se quase intacta, permanecendo sob a conduta dos seus sucessores naturais, Kisshomaru Ueshiba (1921 – 1999) e Moriteru Ueshiba (1951 – ). Todavia, isto não impediu que outras entidades surgissem, cada qual com uma proposta e uma obrigação particular sobre a modalidade. Porém, ao praticante realmente comprometido, resta a consciência de sua origem. Estudantes seniores de Ueshiba possuem diferentes enfoques sobre o aikido, dependendo parcialmente do momento da sua aprendizagem com o mestre. Hoje em dia, o aikido pode ser encontrado em todo o mundo em vários estilos, com amplas interpretações. No entanto, todos eles possuem o conhecimento adquirido a partir de Ueshiba em que a preocupação com o bem-estar do oponente deve ser considerada.
A palavra “Aikido” é formada por três ideogramas Kanji: